BOTOX® Imprimir E-mail

Rugas Nunca Mais

SOBRE AS RUGAS E A TOXINA BOTULÍNICA:       

 O processo de envelhecimento da pele compreende alterações fisiológicas desencadeadas por diversos fatores. Dentre estes fatores, desempenham papel preponderante a idade e a herança genética, bem como a exposição a agentes externos como raios solares, poluição, alimentação inadequada e estresse.
Somados a estes fatores, o excesso de contração muscular, necessária à mímica e às expressões faciais, com o passar do tempo, formam as chamadas linhas ou marcas de expressão, importantes precursoras das rugas. Os primeiros locais da face onde se evidenciam estas marcas de expressão são a testa, a região da glabela e em volta dos olhos, provocadas pela ação dos músculos frontal, próceros, corrugadores e orbicular dos olhos. Além de interferirem de forma negativa na aparência geral, as linhas de expressão, principalmente quando localizadas no frontal e glabela, transmitem a imagem de pessoas envolvidas em tensão e preocupações.
O efeito da toxina pode ser observado já nas primeiras 24 horas, aumentando gradativamente os sete dias subseqüentes à aplicação. Ocorre, então, uma estabilização do efeito que se mantém, em média, por um período de três a seis meses.

BOTOX – DÚVIDAS
P: Dói para aplicar?
R: Isto depende da sensibilidade de cada um. Dói um pouco mas é suportável sem sedação; porém pode ser feito com anestesia local, com ou sem sedação. A maneira que o(a) paciente achar mais conveniente.

P: Existe relação entre o Botox e o Botulismo?
R: A dose que é injetada é mínima, portanto impossível de causar botulismo. Estamos falando de um produto liberado pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.


P: Botox deixa marca?
R: Onde a agulha é introduzida fica avermelhado, como quando tiramos sangue. Isto tende a melhorar horas depois. Pequenos hematomas são raros e também desaparecem.

P: Botox? Restylane? Hylaform? Blue Peel ou Ácido Glicólico?
R: Cada tratamento citado acima serve para objetivos bem diferentes. Botox vai atuar na musculatura específica da face que forma a ruga, causando uma paralisação temporária desses músculos e rejuvenescendo a expressão facial, não deixando ocorrer a formação da ruga. O Restylane ou Hylaform (nomes comerciais) é o ácido hialurônico, que retém líquidos corporais onde é aplicado e desta maneira ameniza consideravelmente os sulcos de expressão já formados na face. O Blue Peel é um ácido que atua mais profundamente e que elimina a camada córnea da pele (camada de células mortas) deixando a pele da face bem rejuvenescida. O ácido glicólico atua mais lentamente, sem descamar a a pele.

P:
O Botox paralisa a face ou a expressão?
R: ele causa uma paralisação dos músculos que formam as rugas, mas não da face. O(a) paciente fica com a mímica facial normal, porém rejuvenescida. Também são preservadas a sensibilidade tátil e térmica do(a) paciente. O resultado é um aspecto descansado e rejuvenescido para a face.

P: Qual a durabilidade do Botox?
R: em média de 4 a 6 meses.

P:
Tem um idade certa para aplicar Botox?
R: A partir do momento que começarem aparecer as rugas e elas incomodarem. Poderá ser feito em um(a) paciente de 18 anos e dependendo da pretensão do(a) paciente até após os 60 anos proporciona um rejuvenescimento significativo.

P: E o sol após o Botox?
R: Deve-se evitar o sol 48 horas depois do procedimento. Em caso de ecmose ou hematoma até o seu desaparecimento.

RECOMENDAÇÕES APÓS APLICAÇÃO BOTOX®:

  • Logo após a aplicação de Botox®, recomenda-se não massagear a região tratada para que não ocorra difusão(migração) do produto para áreas não desejadas.
  • Recomenda-se evitar a prática de exercícios físicos por 48 horas após a aplicação de Botox®. A realização de movimentos bruscos pode provocar a migração da toxina para músculos onde o relaxamento não é desejado, podendo desencadear uma reação adversa, como por exemplo ptose palpebral(queda de sobrancelha).
  • Recomenda-se evitar viagens aéreas imediatamente após a aplicação de Botox® pois a alteração de pressão-ambiente pode provocar a migração da toxina para áreas não desejadas.
  • Caso a aplicação tenha ocorrido em áreas compostas por pequenos músculos, como por exemplo, o orbicular dos olhos no tratamento dos pés de galinha, recomenda-se manter-se na posição vertical e não deitar-se durante as primeiras 4 horas após a aplicação, pelo mesmo motivo citado nos ítens acima.
  • Nota-se um pequeno halo de vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos de aplicação logo após a realização de procedimentos com Botox®. Esta é uma reação normal do organismo que desaparecerá em aproximadamente 5 horas.
  • Caso você esteja fazendo uso de aspirina ou medicamento similar, é provável o surgimento de hematoma após a aplicação de Botox®. Neste caso, é importante e recomendável notificar o seu médico sobre o uso destas medicações antes da realização do procedimento.
  • Sensações como dores de cabeça ou dores locais também podem ocorrer após a aplicação de Botox®. Isto é comum e resultado da tensão ocorrida durante a realização do procedimento. Estes sintomas devem desaparecer em no máximo 24 horas.
  • Caso a ocorrência de qualquer sintoma acima descrito persista, imediatamente contate seu médico e informe-o minuciosamente sobre as reações ocorridas e as medidas até então adotadas.

Visite também o site: www.rugasnuncamais.com.br

 
< Anterior   Seguinte >