SEGUNDA À SEXTA DAS 9h30 às 20h30
(31) 3335-5353 / (31) 99228-0053

Flacidez pós-parto

Durante a gestação, a parede abdominal, composta de músculos, aponeuroses e pele, é esticada para fornecer ao feto o espaço necessário para o seu crescimento. Após o nascimento do bebê, os músculos estão afastados da linha mediana (diástase de retos abdominais) e a pele passa a apresentar certa flacidez. Ela pode ser maior ou menor conforme a distensão a que foi submetida, quer pelo aumento excessivo de gordura, ou por fetos muito grandes, ou gestações gemelares.

Embora este excesso de pele seja completamente normal e esperado em mulheres puérperas, muitas sentem-se inseguras com o próprio corpo e buscam maneiras de corrigir o problema.

Para isso, existem algumas alternativas que visam a remoção de pele flácida, ou em casos menos intensos, a estimulação de colágeno na região abdominal.

Dentre as principais estão:

◻️ Abdominoplastia completa: em quadros de flacidez severa, a cirurgia plástica é a única opção. O procedimento tem o objetivo de remover o excesso de pele da cicatriz umbilical até a altura do púbis e fortalecer a musculatura da região, aproximando os músculos retos abdominais. O umbigo é reposicionado (transposição) ou reconstruído (neoonfaloplastia).

◻️ Miniabdominoplastia: em quadros de flacidez menos intensa, remove-se uma quantidade menor de pele e reposiciona-se o umbigo inferiormente, para esticar a pele supraumbilical. A diástase de retos é tratada da mesma maneira.

◻️ Nestas duas cirurgias é usual a correção de hérnias umbilicais associadas (hernioplastia umbilical). Também é muito frequente o uso de lipoaspiração associada. Nesse caso, as cirurgias serão lipoabdominoplastias ou lipominiabdominoplastias.

◻️ Bioestimuladores de colágeno: promovem quimicamente a síntese de colágeno e são indicados para pacientes que possuem flacidez leve ou moderada.

◻️ Ultrassom micro e macrofocado: ao estimular fisicamente a síntese de colágeno, favorecem a contração da pele e promovem a melhora da flacidez e da gordura localizada.

◻️ Radiofrequência: também utilizada para tratar graus menos intensos de flacidez.

Dr. Armando Chiari Jr.
CRMMG:13291 | RQE: 5418

Deixe seu comentário